SIGA-NOS

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ONÇA PINTADA (Panthera onça)


Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição geográfica: sul dos Estados Unidos até a Argentina.
Habitat: cerrado, caatinga, pantanal, florestas tropicais inclusive na Mata Atlântica.
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: 93 a 105 dias com dois filhotes normalmente.
Longevidade: cerca de 25 anos.
                  A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas; seu corpo é robusto e musculoso, seu tamanho varia entre 1.120 – 1.850mm (cabeça e corpo) e altura entre 450 – 750mm, sua cauda tem cerca de 57,5cm e o peso varia entre 60 – 90kg.
                 A onça pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Habita áreas de vegetação densa, abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.
São animais de hábitos solitários e terrestres, urinam com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1km de largura. Sua dieta é de uma grande variedade de mamíferos de médio e grande porte, aves e répteis.
A gestação de uma onça dura 90 – 110 dias podendo nascer de 01 a 04 filhotes, os filhotes nascem com os olhos fechados que se abrem por volta do 13º e alcançam a maturidade sexual entre 2 –4 anos. A onça tem perdido território por causa da modificação de seu habitat, a caça por conta dos pecuaristas, criadores em defesa dos seus animais.
Na década de 1960, houve uma diminuição significativa no número de indivíduos, pois anualmente mais de 15.000 peles foram exportadas ilegalmente da Amazônia Brasileira. A implementação do CITES, em 1973, resultou numa forte queda do comércio de peles. Estudos detalhados realizados pela Wildlife Conservation Society, mostraram que a espécie perdeu 37% da sua distribuição histórica, e possui um status de conservação desconhecido em 17% do seu habitat atual.


  Na onça preta ocorre também o fenomeno do melanismo, comum aos leopardos asiáticos (pantera negra) e outro felinos.A coloração amarela, neste caso, é substituida  por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns. O animal na forma melânica é chamada de onça preta, e em tupi guarani recebe o nome de jagará-pichuna. Pela sua raridade, a onça preta é animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram em alguns zoológicos classificar esse animal como uma nova espécie. Um erro grave, visto que a onça preta pode nascer no meio de uma ninhada de “pintadas”, bem como de um cruzamento de onças pretas pode nascer uma onça pintada.

Fonte: www.zoologico.sp.gov.br

Um comentário:

  1. sem duvida é um dos mais belos animais que deus criou,e sua beleza é um dos fatores que quase exterminou a especie...

    ResponderExcluir